Estudantes do LABIC aprovam pesquisa no 10º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (ENCompIF) realizado em conjunto com o XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.
O evento, que ocorreu em João Pessoa - Paraíba, e teve o objetivo de reunir profissionais, pesquisadores, estudantes e entusiastas da área de computação, incentivando-os a exibirem seus trabalhos e atualizarem seus conhecimentos. Realizado em conjunto com o XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação e a EXPOTEC, o evento alcançou um novo patamar de abrangência e importância, consolidando-se como um ponto de encontro crucial para interessados na área.
A programação do evento foi abrangente e envolvente. Com a oferta de cursos pagos que abordaram tópicos da computação, apresentações de artigos e um espaço para pesquisadores e estudantes formarem conexões.
Os projetos apresentados eram incrivelmente variados, indo desde telescópios construídos por detentos até robôs feitos por crianças. A diversidade dos projetos refletiu a ampla gama de interesses e habilidades na área de computação. Além disso, a exposição de videogames e veículos de corrida desenvolvidos por estudantes destacou a criatividade e a capacidade de inovação da próxima geração de inovação e profissionais de computação.
No último dia de evento, o aluno Felipe Jovino realizou a apresentação do artigo intitulado: “Acesso à formação em Inteligência Artificial para pessoas de baixa renda: um Estudo de Caso em Sergipe”.
Este trabalho se trata de um estudo de caso que analisou o desempenho de um curso de formação e capacitação em inteligência artificial. A pesquisa fez um levantamento dos entraves encontrados pelos alunos na obtenção desse conhecimento, como a falta de recursos financeiros, conhecimento prévio em tecnologia e inglês, além de apresentar uma possível solução para o problema, validando-a com os resultados obtidos.
A aprovação de uma pesquisa no 10º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (ENCompIF) é um marco significativo para os estudantes do IFS Campus Lagarto. Este evento, realizado em conjunto com o prestigiado XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, representa uma das maiores plataformas de reconhecimento e divulgação de trabalhos acadêmicos na área de computação no Brasil.
Para a comunidade acadêmica do IFS, tal reconhecimento não apenas valida a qualidade e relevância das pesquisas desenvolvidas, mas também fortalece a reputação do instituto no cenário nacional. Além disso, a participação ativa dos estudantes em eventos de tal magnitude proporciona uma rica troca de experiências, ampliando horizontes e incentivando novas linhas de pesquisa e colaborações interinstitucionais.
De forma conclusiva, esta pesquisa reforça a influência transformadora de iniciativas gratuitas, como o programa do Instituto Federal de Sergipe, que têm democratizado o acesso à formação em IA, permitindo que indivíduos de baixa renda desenvolvam habilidades e entrem no mercado de trabalho nesse campo em crescimento. A democratização do acesso à formação em IA é fundamental para reduzir desigualdades e criar um futuro mais justo e equitativo, onde todos possam contribuir e prosperar na era da inteligência artificial.