Está em desenvolvimento uma nova plataforma para abrigar o conteúdo da página de divulgação científica mais completa do Brasil. Desenvolvido utilizando tecnologias mais versáteis e modernas, o novo site vai contar com todo um visual novo, além de novas funcionalidades e uma nova área de gerenciamento.
O atual site do Labic foi desenvolvido em Django e a tríade básica do front-end web (HTML, CSS e JavaScript). Utilizando essa estrutura, ainda que existam vantagens quanto à velocidade de desenvolvimento, as limitações presentes no uso dessa tecnologia tornaram inviável que ela se tornasse a stack definitiva para o desenvolvimento da nossa plataforma. Nessa ótica, decidimos iniciar uma nova fase do Labic, o Neo-Labic.
O projeto Neo Labic, iniciado pelo estudante Felipe Carvalho Leal tinha o intuito de revitalizar a identidade visual do Labic. Com o passar do tempo, o projeto se expandiu, e além da revitalização da identidade visual (Como logos e postagens do Intragram), também haverá uma revitalização da plataforma web, migrando para tecnologias mais versáteis e que se encaixem melhor no contexto de um laboratório de inovação de criatividade.
A nova plataforma do Labic já está em desenvolvimento, e está sendo produzida com um conjunto de tecnologias muito mais atuais, entre elas Adonis.js, um framework backend baseado em node.js, Next.js, um framework frontend com bases no react.js, mas que incorpora diversas funções novas como server-side-rendering e roteamento automático, trazendo mais segurança e versatilidade para o dev. Além dessas tecnologias, que se destacam como as principais, também está sendo usado o TailwindCSS para a estilização das páginas, trazendo mais agilidade e uma melhor padronização nos estilos das páginas em desenvolvimento.
É claro que além dessas 3 principais tecnologias, serão utilizados diversas outras bibliotecas do ecossistema javascript/typescript para agilizar o desenvolvimento e incorporar diversas novas funções para a plataforma.
Com essa nova aplicação em desenvolvimento, além dos ganhos em aprendizado por seus desenvolvedores, haverá também ganhos significativos para o laboratório, entre eles, um site mais agradável aos usuários, maior versatilidade para adição de funcionalidades, uma nova plataforma de gerenciamento mais acessível e melhor organizada, entre outras vantagens que descobriremos ao longo do desenvolvimento!