Esse foi um projeto executado ao longo do ano de 2023, e tinha por objetivo a difusão dos conhecimentos básicos de Inteligência Artificial. Após a conclusão do curso, um discente deve estar mais familiarizado com a terminologia usada no meio, além de uma noção teórica do funcionamento dos algoritmos usados.
Material
O projeto oficialmente começou seus preparativos no final do ano de 2022. Inicialmente, a preocupação inicial era facilitar o acesso ao conteúdo trabalhado. O material usado como referência era completamente em inglês, por isso, alguns meses foram alocados para a completa tradução do mesmo. A equipe era composta de três alunos, o material foi distribuído entre os três e o processo foi dividido em três etapas: Tradução, Legenda e Revisão.
Inicialmente, os vídeos eram traduzidos na mão, as legendas eram aplicadas diretamente no “YouTube”, e um dos colegas, que não traduziu, ficava responsável pela revisão. Apesar de produzir resultados satisfatórios, o processo era muito lento, dessa forma se tornou uma prioridade encontrar alternativas.
Seguindo a lógica do curso, o processo de tradução passou a ser feito com uma inteligência artificial. A tradução agora era feita automaticamente, já em um formato adequado ao “YouTube”. Dessa forma, a equipe passou a se concentrar em apenas em revisar resultado obtido.
Avaliação
Como forma de adequadamente treinar e avaliar os alunos, após a tradução do material, a equipe ficou responsável por elaborar um banco de questões para os alunos. Com o acesso ao banco original, anexado ao material traduzido, a equipe dedicou mais alguns meses em elaborar explicações concisas para as questões, visando uma maior facilidade no entendimento.
Foi durante essa etapa que o “Quizur” foi escolhido como plataforma de avaliação, pelos seus relatórios detalhados e plataforma lúdica. Adicionalmente, o Google Acadêmico e o WhatsApp foram escolhidos como plataformas de divulgação e contato professor-aluno. A escolha se deu perante a familiaridade dos discentes com as plataformas.
Divulgação
Finalmente, com o projeto completamente planejado, direcionaram-se os esforços para a sua divulgação. Visando atrair mais estudantes da região nordeste, os formulários de inscrição foram divulgados em uma página de Instagram predominantemente frequentada por alunos da região - a página do laboratório.
O curso foi dividido em quatro módulos:
1. Introdução a Inteligência Artificial (IA) (6h)
2. Aprendizagem de Máquinas (Machine Learning - ML) (12h)
3. Aprendizagem Profunda (Deep Learning - DL) (12h)
4. Frameworks de Desenvolvimento para Aprendizagem Profunda (10h)
E um total de três encontros semanais, dois focados no suporte ao aluno: uma monitoria com um professor e outra com um par de monitores; e um focado em apresentar o conteúdo. Durante os encontros com os monitores, o conhecimento dos alunos era avaliado e treinado com as questões previamente preparadas, além do atendimento a qualquer dúvida.
Ao fim de cada aula, os alunos deviam responder uma pesquisa de satisfação para marcarem a presença naquela aula. Ao fim do curso, uma prova foi disponibilizada para os alunos, aqueles com desempenho superior a 60%, eram recompensados com a certificação.
O projeto teve ao todo 487 inscritos, onde 210 conseguiram obter a certificação. Os resultados foram satisfatórios, porém poderiam ter sido melhores. Atribui-se a isso, a alta evasão inerente aos cursos online. Independente, mesmo entre os que não obtiveram uma certificação, notou-se um aumento na confiança para o aprendizado na inteligência artificial, como observado pelas pesquisas de satisfação.
Numa outra linha, ao fim do projeto, um artigo foi desenvolvido, submetido a aprovado no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).